A maneira mais rápida de colocar seu currículo nas empresas mais disputadas, mesmo sendo um engenheiro recém formado, não tendo muita experiência ou até mesmo se você estiver há um tempo parado no mercado...
COMO CRIAR UM CAMINHO DE SUCESSO NA CARREIRA DE ENGENHARIA E FAZER COM QUE NENHUM OUTRO PROFISSIONAL, MESMO COM UM MBA CONSIGA CONCORRER DE FRENTE COM VOCÊ.
De: Eric Azevedo
São Caetano do Sul
Caro engenheiro(a),
Todo engenheiro sabe: Os estudos não acabam depois da faculdade, e que o término dela é apenas o início da sua história. Nós sabemos que todo profissional precisa se especializar cada vez mais na sua área...
Mas certa vez um professor de engenharia disse para classe: Eu não sei se vocês vão aprender alguma coisa aqui, mas deveriam sair daqui falando inglês!
É claro que o professor estava brincando, mas também é óbvio que ele estava fazendo um ponto. O que ele queria dizer é que um engenheiro que não fala inglês não deveria ser considerado engenheiro.
Tem formação de engenheiro, tem diploma de engenheiro, mas falta uma coisa: Trazer para empresa que trabalha, novos processos, inovação e uma nova visão.
Isso vem de fora, vem do estudo e do relacionamento com o mercado internacional, com empresas globais. É isso que as empresas estão buscando, na verdade com um certo desespero, porque a competição está cada vez mais acirrada e muitas vezes não é o lucro da empresa que está em jogo, as vezes é a sobrevivência da empresa que está nas mãos do engenheiro.
Mas a grande reclamação das empresas é que os engenheiros estão comoditizados, em outras palavras, as empresas estão dizendo: "engenheiro é tudo igual". E quando isso acontece se paga cada vez menos para os engenheiros.
E para completar, uma pesquisa feita pelos principais jornais e empresas de recursos humanos, mostra que mesmo uma pós, um mestrado, um doutorado ou até mesmo um MBA ficam atrás na hora da valorização profissional quando o assunto é inglês!
Bom eu poderia falar por mais 24 horas das razões pelas quais um engenheiro deve falar inglês, mas eu tenho certeza de que você já sabe que deve falar inglês muito antes de ter iniciado a faculdade de engenharia. Então quero falar agora do que você deve e não deve fazer quando o assunto é falar inglês.
Mas quero aproveitar o fato de você ser engenheiro e trazer uma nova visão que faz muito sentido para os engenheiros e não tanto para quem não é, vamos lá:
Para um engenheiro faz sentido que para se falar uma nova língua se domine um número X de palavras.
Na frase: How are you? existem 3 palavras e elas são necessárias para cumprimentar uma pessoa e a resposta poderia ser: I'm fine. How about you?
Nessa frase tem 6 palavras e se juntarmos as duas frases vamos ver que temos 9 palavras sendo que 7 são palavras únicas. E a pergunta que você pode esta fazendo agora talvez seja: Quantas palavras um engenheiro precisa para falar inglês?
Então vamos lá: 2.000 palavras para as relações do dia a dia e mais 1.000 a 2.000 palavras da sua área de atuação.
Onde Você Pode Encontrar Essas 2.000 Mais 2.000 Palavras Para Colocar Seu Currículo Na Frente de Seus Concorrentes com Pós-doutorado ou Com MBA?
Antes eu quero mostrar para você o que pode acontecer com um engenheiro que fala inglês e preste atenção nessa história, porque esse engenheiro tem somente 2.000 palavras de vocabulário.
Eu quero te contar um pouco sobre a história do Anderson, que é engenheiro químico e foi um de nossos alunos recém formados….
Me lembro até hoje da ligação dele…
Era uma sexta-feira e estávamos quase na hora de ir embora da escola, quando de repente um de nossos professores veio me procurar com uma cara meio de desespero, falando: “Eric, meu aluno acabou de se formar no programa e queria conversar com nosso coordenador…”
Naquele momento eu fui para a mesa do professor e atendi a ligação daquele aluno meio aflito, afinal, eu não sabia o motivo pelo qual ele queria conversar com o coordenador do programa…
Mas foi então que com uma voz de choro ele começou a falar e aqui está o que ele disse:
“Eric, antes de mais nada, eu, meu filho de 8 anos e minha esposa queremos muito te agradecer…
Eu não sei se o professor te falou, mas eu sou um engenheiro químico formado pela universidade federal da Bahia com pós-graduação. Estou trabalhando há um pouco mais de 6 anos em uma empresa petrolífera canadense com sede aqui na minha cidade e estava há 6 anos no mesmo cargo, sem chances de crescimento.
Durante esses 6 anos, eu via engenheiros recém-formados chegarem a empresa, com praticamente nada de experiência, ficarem alguns meses no cargo e depois serem promovidos… Ma lá estava eu, um engenheiro com quase 40 anos, com muita experiência, com mais conhecimento, com mais diplomas, parado e com minha carreira praticamente estagnada.
Eu pegava, olhava os currículos desses engenheiros e eles estavam praticamente em branco, afinal, eles eram recém-formados e não tinham muita bagagem ainda. Tudo isso me parecia normal.
Mas eu ainda me questionava: O que eles tem a mais do que eu para ganharem uma promoção tão rápido?
Foi então que um dia nós recebemos a visita de um de nossos diretores canadenses e naquele momento meu supervisor perguntou: Anderson, você pode recepcionar nosso diretor?
Naquele momento eu me gelei todo, afinal, eu não falava nada de inglês e eu tive que responder que não falava inglês. Foi então que meu estagiário, que era recém formado, passou a minha frente e disse: Eu vou com você, eu falo inglês fluente!
Me lembro bem Eric, naquele momento eu não sabia onde enfiar minha cara. Naquele momento, aquele estagiário passou a valer MUITO mais para a empresa do que eu.
Ali a minha ficha tinha caído… Eu precisava aprender inglês!
Foi então que eu comecei a procurar onde eu poderia aprender o idioma, e tinha que ser em um lugar que ensinasse rápido, afinal, eu já tinha 40 anos, sim eu sei que sou novo, mas não para o mercado de trabalho…
Me lembro de ter encontrado um anúncio de vocês na internet que prometia “Inglês Fluente em 8 Semanas”..
Nossa, aquilo me chocou e preciso te confessar que nem acreditei no que via, afinal, parecia surreal aprender o idioma em um curto espaço de tempo, mas me dei uma chance e liguei para a escola.
Bom, resumindo, eu comecei meu curso, fiz tudo conforme meu professor pediu, e quando estava nas 3 últimas aulas, nós recebemos uma visita surpresa na empresa, justamente daqueles diretores da nossa sede e naquele momento eu conduzi toda a reunião que foi em inglês, pude almoçar com eles e com meu gerente e comecei a liderar projetos com outros engenheiros, só que engenheiros canadenses…
Só posso te dizer muito obrigado, pois essa semana fui promovido a gerente geral da nossa empresa e tive um aumento de 4x no meu salário!
Eric, só posso agradecer a você a toda equipe da Universidade, pois hoje eu sou um profissional muito mais qualificado para minha empresa, sou capaz de fechar novos negócios e fazer minha empresa faturar mais.”
Eu trabalho no ramo de inglês há quase 16 anos, já vi muitas histórias de superação, mas essa do Anderson só me confirmou uma coisa:
Não importa se você tem um MBA, Pós-graduação ou algo do tipo, se o estagiário que trabalha na sua empresa fala inglês e você não, ele passa a valer mais!
Agora eu quero seguir duas linhas de raciocínio: Em uma delas eu quero falar de quanto vale um engenheiro que fala inglês e como a tecnologia pode acelerar seu resultado para adquirir um novo idioma.
Para a maioria absoluta dos engenheiros, faz absoluto sentido que a gramática faz você pensar no inglês e não em inglês. Fica muito óbvio que, se durante uma conversa você ficar pensando se está usando o verbo "To Be" no tempo correto vai fazer você travar na hora de falar.
Para a maioria absoluta dos engenheiros faz absoluto sentido que os livros de inglês fazem você aprender com os olhos e ninguém fala com os olhos, então temos um desafio na lógica aqui, ninguém nunca aprendeu a falar lendo. Não é de hoje que eu falo que só tem um jeito de você falar inglês que é falando! E isso faz muito sentido para um engenheiro.
Mas um pensador de muitos séculos atrás disse que a população cresceria de forma geométrica enquanto o alimento cresce de forma aritmética. Na prática acontece assim:
A população cresce assim: 2 + 2 = 4 + 4 = 8 + 8 = 16 + 16 = 32 e o alimento cresce assim: 2 + 2 = 4 + 2 = 6 + 2 = 8
Isso claramente mostrava que um dia o mundo entraria em colapso. Mas onde Malthus errou? Para produzir esse pensamento ele não levou em consideração um fator: A TECNOLOGIA
E foi a tecnologia que fez com que o mundo produza mais comida do que o mundo consegue comer, vale a pena pesquisar a tese de que ⅓ da comida desperdiçada no mundo, acabaria com a fome do mundo.
E é a tecnologia que vai acelerar seu caminho para a fluência, e de que tecnologia estamos falando? Uma que apoie a SEQUÊNCIA PERFEITA PARA A FLUÊNCIA que foi descoberta a partir da Universidade de Harvard que para falar uma nova língua você deveria, primeiro falar, depois ouvir e por último ler e escrever.
E o Simulador de Imersão Online faz exatamente isso, seu primeiro passo é ouvir os atores (nativos) dos filmes de Hollywood, em seguida (através do gravador de som) desde a primeira aula você começa falando, através das legendas associativas (dos filmes de Hollywood) você vai ler e por último os ditados dinâmicos fazem você escrever.
E por quê um filme de Hollywood? Lembra que agora pouco eu expliquei quantas palavras você precisava para cumprimentar alguém em inglês? E quantas palavras você precisa para falar inglês? Então falamos de 2.000 palavras para o dia a dia e mais 2.000 palavras para sua vida profissional.
Então acompanhe essa linha de pensamento: Um filme de Hollywood tem aproximadamente 9.000 palavras e perto de 1.500 palavras únicas. Então se de uma maneira mágica você gravasse todas as palavras de um filme em inglês no seu cérebro faltariam apenas 500 palavras para o seu inglês no dia a dia.
Então esse é o nosso primeiro passo, não temos mágica, mas temos tecnologia, para "gravar essas palavras no seu cérebro" e como engenheiro você pode perguntar: Por que não usamos dois filmes para passar das 2.000 palavras.
E a resposta é simples, porque temos uma forma mais rápida de chegar a essas 500 palavras que faltam, elas estão nas músicas (200 palavras) e nos diálogos do dia a dia (300 palavras) E assim podemos cobrir as primeiras 2.000 palavras em 8 Semanas ou 40 aulas. E mais uma vez isso faz muito sentido para um engenheiro, se a cada aula eu "ganhar" 50 palavras em 40 aulas eu chego as 2.000.
É exatamente assim que acontece? Não, mas esse é o princípio.
E só duplicamos os processo para as outras 2.000 palavras da sua área de atuação, mas aqui já podemos acrescentar um fato novo. Tudo na segunda fase é em inglês! E claro que isso não é mais um grande desafio porque nesse ponto você já fala inglês!
E para terminar quanto um engenheiro poderia pagar por um curso de inglês? Ou quanto vale um engenheiro que fala inglês?
Falamos no início que poderia valer 10%, 30%, 50%, 63% e 70% e escolhemos esses números não aleatoriamente mas segundo estudos de institutos de pesquisas de RH brasileiros.
Vamos ao salário médio de um engenheiro: R$ 5.000,00 e se esse engenheiro recebe um aumento de 10% ou R$ 500,00 em um ano ele teria R$ 6.000,00 de retorno, o que seria um retorno de investimento absolutamente surreal! Você não encontra nada que sequer chegue perto disso em matéria de investimentos.
Mas tivemos o caso de um engenheiro, Marco Antônio que depois de falar inglês foi promovido para a matriz da GM nos Estados Unidos e passou a receber em dólar e o seu aumento de renda passou muito dos 50% e como ele foi com a família para os Estados Unidos de quebra ele ganhou a família toda falando inglês.
E como último exemplo ainda temos o Rodrigo Cardoso, que era um engenheiro civil que em seu escritório tinha uma renda de R$ 5.000,00 e aprendeu a falar inglês e trouxe um novo programa para o Brasil e hoje tem um negócio multimilionário!
Eu não sei se você quando falar inglês, vai ter 10% de aumento ou se vai explodir sua renda. O que eu sei é que tudo isso é possível. Não porque lemos isso nos jornais, revistas ou ouvimos falar, mas isso aconteceu com os engenheiros que ajudamos a falar inglês.
Ouso dizer que os engenheiros são nossos melhores alunos, por uma simples razão: Eles entendem de processos e reconhecem um método que pode ser seguido e quando seguido, ele vai levar ao resultado que se quer: A FLUÊNCIA.
Agora eu sei que você está perguntando qual será o valor que você terá que pagar para entrar para esse programa e antes de mais nada você precisa entender que esse não é um gasto e sim um investimento em você, na sua carreira e na sua vida!
Mas antes de falar o valor, eu quero falar sobre um presente especial que eu separei para os 20 primeiros engenheiros que entrarem para o programa:
BÔNUS ESPECIAL PARA OS 20 PRIMEIROS ENGENHEIROS
Bônus 1: Professional English (De R$2.997 Por R$0)
Esse é nosso programa para quem já fala inglês. Assim que você finalizar seu primeiro curso, você já terá seu acesso liberado para esse segundo curso, onde o objetivo principal é fazer com que você PENSE em inglês.
Só para você ter uma ideia melhor, você terá aulas de conversação particulares (apenas você e seu professor, nada de turma) em todas as aulas. Assim você consegue treinar ainda mais sua conversação e atingir o nível de pensar em inglês, onde tudo fica mais automático para você.
Bônus 2: Mentoria de carreira com Jober Chaves (De R$997 Por R$0)
Os 20 primeiros alunos ganharão um encontro online de 1 hora com o Jober Chaves, nosso fundador e CEO.
Esse encontro ao vivo tem o objetivo de te ajudar a trilhar o caminho para o sucesso na sua área profissional.
Preste muita atenção, pois esses bônus NUNCA fora feitos antes e essa é sua chance ÚNICA de garantir sua vaga para nosso curso e levar quase 4 MIL reais em bônus.
Agora eu quero falar um pouco mais sobre seu investimento para entrar nesse programa...
Como te falei, você poderia facilmente pagar 10 mil reais em um curso de inglês, afinal, depois de se formar e estar falando inglês, você poderia ter um aumento de até 70% no seu salário.
Vamos supor que, como engenheiro hoje você ganhe R$5.000,.. Depois de sair falando inglês, você teria um aumento de 70% e passaria a ganhar R$8.500 (Seriam R$3.500 só de aumento).
Mas, vamos supor que seu salário esteja abaixo da média dos engenheiros e que você ganhe R$3.000 de salário, assim você teria um reajuste e passaria a ganhar R$5.100.
Eu, que não sou engenheiro consigo ver que essa é uma conta simples e você só tem a ganhar!
Eu resolvi fazer mais uma coisa por você que está aqui e resolvi colocar um valor especial para esses 20 alunos...
...E hoje você terá que investir apenas 12x de R$500 ou R$5.000 à vista.
Isso mesmo, hoje você vai investir apenas esse valor e ainda vai levar quase 4 mil reais em bônus.
Mas lembre-se que nem tudo são flores e esse valor + bônus especiais ficarão disponíveis apenas para as primeiras 20 pessoas e depois disso, o valor vai subir e os bônus serão substituídos.
Portanto, se você quer se tonar um engenheiro muito mais valorizado pelo mercado de trabalho e ter um aumento de até 70%, você precisa agir enquanto ainda dá tempo e clicar em qualquer um dos botões dessa página para garantir sua vaga.
Um forte abraço.
Eric Azevedo
Coordenador Pedagógico